quinta-feira, 9 de junho de 2011

Educação dos Sentidos - Ratatouille

No dia 8 de julho de 2011, às 8h, na Faculdade de Educação Física da UnB, ministrarei a aula "A Emancipação  pela educação dos sentidos: o paladar". A aula faz parte da disciplina Educação Física e Educação dos Sentidos, do professor doutor Marcelo Húngaro.
À partir de uma apresentação sobre o filme de animação Ratatouille, os alunos vão viajar pelo mundo da gastronomia numa perspectiva emancipatória e conhecerão também o preparo deste famoso prato francês.
No curso, a gastronomia é mais um passo no sentido da consciência de si próprio, no reencontro do homem com o próprio homem, do ser consigo mesmo, na relação do homem com o alimento e dos seres humanos entre si. A estética da comida no sentido do prazer, do sabor, dos aromas, das cores, da comensalidade.
No processo de embrutecimento do ser através da alienação as pessoas passaram a relacionar-se com o alimento apenas como consumo, e mesmo quando ilustradas pela ciência da nutrição, transformam-se em saco de células e o alimento não passa de porções de nutrientes e visa apenas à saúde numa interpretação insignificante também do sentido da saúde.
Ratatouille é um filme que de maneira simpática e lúdica ilustra a passagem do estado bruto de relacionamento dos sentidos com a realidade, neste caso com o alimento, para o estado humanizado no qual a consciência guia a ação humana e conduz à realização do ser e à emancipação do gênero.
Num encontro sério e muito divertido, vamos aprender juntos e deliciar-nos com a companhia uns dos outros e com o ratatouille, é claro!
Até lá!

Um comentário: